Como a pele dos bebês é mais sensível, é normal que estejam suscetíveis a problemas dermatológicos. Por isso, mamães e papais precisam de atenção redobrada para identificar as possíveis causas.
Se verificar que a pele está coçando, áspera, úmida, seca ou escamosa, com pequenas bolhas ou caroços, chegou a hora de procurar um pediatra. O médico será responsável por avaliar os sintomas e, assim, diagnosticar o problema, bem como o tratamento mais adequado.
Afinal, são inúmeros os motivos por trás da alergia em bebês. Até mesmo o calor pode deixar a pele deles irritada, sabia? Mas, para te ajudar a identificar os motivos, confira diferentes reações dermatológicas e suas causas.
1. Brotoejas na pele
Brotoejas são aquelas bolinhas vermelhas que aparecem no corpo. Se notá-las embaixo dos braços, no pescoço e na área onde a fralda fica, é sinal que o pequeno pode ser alérgico ao calor.
Nesse caso, o excesso de roupas e até mesmo a exposição solar frequente pode abafar os poros e, assim, manifestar a alergia.
Para evitar qualquer complicação, dê preferência aos tecidos mais leves. Mas, ainda assim é preciso atenção, pois determinados modelos também podem desencadear problemas de pele.
Dê preferência ao algodão. Ele é mais leve e hipoalergênico. Logo, as chances de causar alergias é menor.
2. Manchas vermelhas
Se a pele do seu filho tem manchas vermelhas (protuberantes ou não), que causam coceira, a alergia pode estar relacionada a produtos de higiene pessoal, como talco, shampoos, hidratantes e até mesmo aquele amaciante que você usa para lavar roupas.
Fique atento aos produtos utilizados no dia a dia e no banho do bebê, e às reações após o uso. Então, faça a substituição caso note manchinhas na pele.
3. Manchas vermelhas após a alimentação
Se as manchas vermelhas não estiverem relacionadas a agentes químicos, outra opção é a alimentação. Por isso, atenção a rotina de cuidados com o pequeno. Após a refeição, verifique se ele manifesta alguma reação em contato a diferentes alimentos.
4. Manchas avermelhadas e bolinhas de água
Manchinhas avermelhadas e bolinhas de água estão relacionadas com a dermatite atópica. Nesse caso, a pele fica seca e pode até ter feridas mais graves. No entanto, diferentemente das outras, esse tipo de alergia tem proveniência genética. E, se não tratada, pode evoluir para problemas mais graves.